2/27/2011

Cardápio

 Estou passando por um momento de desentendimento com meu sistema digestivo. Ele insiste com essa birra de “tolerância a lactose” e gastrite. Tenho passado maus momentos quando insisto em chocolate, refrigerante, bebidas alcoólicas, frituras e leite no geral. Quando digo “leite no geral” estou me referindo a queijo, (isso mesmo, aquele aperitivo que faz toda a diferença em qualquer refeição), sorvete, bolo e até aquele iogurte que não valorizo muito. 

Imagine um mês escolhido para ter todas as comemorações possíveis, diante aquelas poderosas mesas recheadas de toda glicose que você sempre sonhou;
Aqueles quibes recheados conversando com você e implorando para serem banhados por suco de limão e acompanhados por aquele chopp gelado;
Aquele bolo com calda de cenoura (que só a sua mãe sabe fazer) te esperando depois daquela dia onde sua alimentação prazerosa foi à última coisa que você se preocupou. 
Tendo que contentar-se com suco, água, refeições que não levam tempero, torradas acompanhadas de ricota (coitada de mim se ousar em uma geléia, manteiga ou patê) e sopinha sem sabor. Não é para qualquer um.

Essa abstinência me fez pensar (sofrer) e decidir mudar esse preceito. Vou cozinhar, ou melhor, tentar. De preferência comidas que me lembram finais de semana ou me dêem prazeres múltiplos. Claro, acompanhada de um bom tratamento para gastrite.

Confesso que nunca valorizei meus dotes culinários. Nunca fui de cozinhar. Viro-me bem, quando necessário, com o famoso ovo frito, arroz e nuggetes acrescentando um tomate para desencargo de consciência. Acho que os alimentos industrializados são uma resposta positiva a modernidade. 

Eu acho o auge da sofisticação essas pessoas que cozinham por hobby e para sair da rotina saboreiam um belo prato, banhado de vinho ou champagne, acompanhado por uma roda de amigos e um belo fundo musical.
Esse ano deu até para acompanhar o restaurant week. Oportuno para estragos na balança. 
 
Quando aquela necessidade de ativar minha sensação de prazer bater na porta, resumirei-me em 
prato de entrada, prato principal e sobremesa.

Mayra Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário